Bacalhau das “Jantaradas” / "Jantaradas" codfish

terça-feira, abril 19, 2016


Esta receita foi a minha adaptação do “Bacalhau à moda da minha mãe” do Chef Kiko, publicado no livro “Jantaradas – hoje é cá em casa”.

Nesta minha versão não houve grandes alterações, sendo que as principais são a adição do alho-francês e a omissão da mostarda, que não é muito apreciada pelos meus comensais.

Como refiro no modo de confecção da receita, há que ter em atenção ao sal; eu geralmente não acrescento nenhum, mas eu também habitualmente cozinho com pouco sal.


Ingredientes


400 gr de bacalhau cozido
150 gr de batata palha
1 cebola
2 dentes de alho
½ alho-francês
½ colher (sopa) de orégãos
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha
2 ½ chávenas (chá) de leite
2 colheres (sopa) de queijo da Ilha
2 gemas
Sal e pimenta q.b.


  1. Num tacho, derreter a manteiga e adicionar a farinha aos poucos (com uma vara de arames), mexendo sempre até ficar homogéneo.
  2. Aos poucos, ir adicionando o leite, continuando a mexer de modo a criar um creme ligeiramente espesso.
  3. Retirar do lume e juntar as gemas, o sal e o  queijo da Ilha ralado.
  4. Numa frigideira ou tacho, alourar num pouco de azeite, a cebola, o alho e o alho-francês.
  5. Polvilhar com os orégãos.
  6. Envolver este salteado com o molho feito anteriormente, e acrescentar a batata-palha.
  7. Temperar com a pimenta, e se necessário, com mais algum sal (o queijo da Ilha, o bacalhau, e as batatas-palha já têm sal).
  8. Colocar tudo num pyrex untado, e levar ao forno a gratinar durante cerca de 15 minutos (ou até ficar com o tom dourado desejado) a 180ºC.

 Nota: chávena (chá) = 125ml

You Might Also Like

0 comentário(s) / comment(s)